NOTÍCIA

Chuva dá trégua no Sul e frio se mantém no Sudeste e Centro-oeste

A Região Sul não tem mais condições para chuva a partir desta sexta-feira (6/5). A tendência é que as precipitações percam força e os estados da região entrem em um período seco, aponta a Agroclima.

LEIA TAMBÉM: Lavouras de milho têm leve piora no Paraná

chuva-milho-graos-clima (Foto: Anthony Easton/CCommons)

 

As temperaturas, que caíram drasticamente no Sudeste e Centro-Oeste nos últimos dias, devem se manter baixas. "Não há previsão de frio extremos nos próximos 15 dias, mas as noites e madrugadas serão frias no centro-sul do país", informa o boletim.

Enquanto a chuva dá trégua no Sul, retorna para boa parte do Brasil, mas ainda de forma insuficiente para diminuir o déficit hídrico. "Há previsão de ventos fortes e queda de temperatura, mas sem potencial para danos nos canaviais".

A frente fria que chegou ao centro-sul levou chuvas irregulares para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. De acordo com a Conab, o milho instalado dentro da janela recomendada está em ótima condição em Mato Grosso e uma pequena parcela instalada fora do período recomendado está sob restrição hídrica.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Já em Mato Grosso do Sul, a chuva beneficiou boa parte das lavouras, ainda que a ocorrência de granizo tenha danificado 15 mil hectares, aponta a Agroclima. Em Goiás, o tempo seco prejudica o desenvolvimento da cultura no leste e oeste do Estado e em Minas Gerais, as perdas com a estiagem seguem grandes.

No Maranhão, Piauí e Tocantins, as lavouras estão em boas condições. Por outro lado, entre o Rio Grande do Norte e o Ceará, a previsão é de chuva forte pelos próximos 15 dias, o que pode causar transtornos para as capitais destes estados. "Chove também neste período no Amapá, Roraima, Amazonas e norte do Pará. Em Rondônia, a chuva irá beneficiar a segunda safra de milho".

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 

Fonte: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Tempo/noticia/2022/05/chuva-da-tregua-no-sul-e-frio-se-mantem-no-sudeste-e-centro-oeste.html