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Contêiner mais caro e parada maior nos portos afetam compras da illycaffè

Problemas na logística global estão afetando os embarques de café para a Itália, segundo Andrea Illy, presidente da illycaffè, uma das maiores empresas de café do mundo e importadora dos grãos brasileiros. Em 2021, a companhia teve dificuldade de receber remessas, diz o executivo, com contêineres que chegam a custar sete vezes mais e maior tempo de parada nos portos.

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Andrea Illy, presidente da Illycaffè, empresa italiana considerada grife no ramo do cafpe (Foto: Divulgação)

 

As dificuldades com o transporte de mercadorias se intensificaram, como desdobramento da pandemia de Covid-19, e ficaram ainda mais graves com a guerra entre Rússia e Ucrânia, no leste da Europa. A situação se tornou um ponto sensível ao mercado do café, levando empresas, como a illycafé a adotar medidas, como rearranjo de rotas. 

“Nós sabemos que nesse momento há atrasos logísticos na América Central, então tivemos que arrumar caminhos mais simples para reduzir o impacto, mas o tempo de trânsito aumentou, as paradas [nos portos] aumentaram”, conta Andrea Illy. 

 

Diante deste cenário, os preços do café quase dobraram em um ano, observa Andrea. O grão ficou 155% mais caro ao longo de 2021, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). “Isso foi causado por problema logístico mundial causado pela Covid, depois duas geadas e seca. Este ano, temos custos mais altos, a inflação está alta. Estamos aumentando preços e cortando custos para manter a sustentabilidade econômica da empresa”, ele comenta ao dizer que o fator climático também acende o sinal de alerta no setor. 

A consultoria StoneX avalia que o ano de 2021/22 deve ter um déficit de 6,9 milhões de sacas, o que ajuda a explicar a escalada nos preços observada no segundo semestre de 2021 e no início de 2022.

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Outro fator que está pressionando os preços do café no cenário mundial é a alta no custo dos insumos, sobretudo os fertilizantes a base de nitrogênio. Apesar de admitir que este se tornou um fator oneroso para a cadeia, Andrea evita falar em receio de falta de abastecimento, e prefere adotar o discurso de reduzir a dependência pelos adubos químicos.

Agricultura regenerativa

Como alternativa para o menor uso dos fertilizantes sintéticos, Andrea defende a adoção da agricultura regenerativa. Isso também contribui para a resiliência climática, à medida que o café é uma das culturas mais impactadas pela mudança do clima. 

 

O presidente da illycaffè aponta que a maior parte das áreas voltadas ao cultivo do café no mundo não estarão mais adequadas à cultura até 2050, caso o aquecimento global continue avançando. 

“A descarbonização se torna uma prioridade absoluta, não apenas para o café mas para o setor agrícola, que contribui para emissões de gases de efeito estufa. Esse ciclo vicioso pode ser invertido e se tornar virtuoso com o modelo regenerativo que sequestra o carbono do ar, regenera o solo com matéria orgânica e potencializa as defesas naturais”, explica Andrea.

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Fonte: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Empresas-e-Negocios/noticia/2022/05/conteiner-mais-caro-e-parada-maior-nos-portos-afetam-compras-da-illycaffe.html